Todos os empreendedores de sucesso têm algo em comum: eles seguem as “regras” do mercado. E em qualquer “manual de empreendedorismo” você vai encontrar uma prioridade certa, o registro da marca. Esse processo vai dar proteção ao negócio e também proporcionar diversos benefícios, como veremos a seguir.

Os benefícios são maiores e superam quaisquer custos ocasionados pelo processo de registro. Afinal, nenhum empreendedor quer batalhar, conquistar e depois se deparar com a terrível situação de ver outro negócio utilizando sua marca. Quer saber quais são as principais vantagens? Então continue lendo esse post.

1.   Ganhe exclusividade ao registrar uma marca

Já parou para pensar o quanto vale as maiores marcas do mundo? Já percebeu que muitos produtos passam a levar o nome da marca em vez da sua definição genérica?

Pois é, a sua marca é um de seus maiores patrimônios. Note que diversos empreendedores passam por dificuldades, quase fecham as portas, porém mantém o zelo e cuidado com o nome que construíram.

Registrar a marca da sua empresa (e o domínio do seu site) vai te proteger contra plágios e uso indevido. Uma situação comum é de empreendimentos que começam, dão certo e, após muita luta, descobre-se que existem diversos outros negócios já com a mesma marca.

O processo de registro também serve para que você saiba se pode ou não seguir utilizando o nome que escolheu.

2.   Aumente a credibilidade da sua marca com um ®

Esse “errezinho” passa confiança e credibilidade, e é almejado tanto por marcas quanto por consumidores. Assim como as gigantes empresas do mercado, a sua também pode possuir. Esse símbolo só pode ser utilizado por quem de fato registrou.

Na prática, as pessoas passam a conectar, mentalmente, seu produto ou serviço à sua marca, que consequentemente transmite credibilidade. Esse triângulo é um bem intangível que agrega enorme valor ao trabalho realizado.

3.   Registre sua marca para poder expandi-la depois

Expandir o empreendimento é um enorme desafio e requer nervos de aço por parte de quem administra as empresas.

Agora imagine o seguinte cenário: uma lanchonete especializada em salgados fritos de um determinado bairro decide criar mais lojas e se tornar uma franquia.

Talvez a marca criada ainda não foi registrada e todo o crescimento será interrompido. Só se pode expandir no modelo de franquias quando se tem marca registrada.

4.   Invista também na presença on-line da sua marca

Em tempos de Covid-19, quando muitos negócios, infelizmente, fecharam as portas, percebeu-se a necessidade de estar presente na internet.

Não só em redes sociais ou aplicativos de bate-papo ou delivery, mas sim ter um site e um domínio próprio. Um problema comum é encontrar outro negócio utilizando palavras-chave e até o próprio “endereço” online da marca de quem está buscando o registro.

Antecipar o registro do domínio é uma forma de se prevenir deste tipo de estresse. E tem mais: com a marca registrada, o Google te protege e passa a atribuir determinadas palavras ao seu negócio, inclusive mostrando seus dados no mapa para que o público te encontre facilmente.

5.   Garanta sua segurança jurídica

Em caso de concorrência desleal ou uso indevido da sua marca, se ela estiver registrada, você pode partir para sanções administrativas junto ao INPI ou até emitir notificações extra judiciais. Registro de marca também significa proteção do seu negócio, patrimônio e de todo trabalho realizado – e sabemos muito bem que é fácil a jornada de empreendedor no Brasil.

Se você ainda tem alguma dúvida ou quer mais motivos para registrar sua marca, entre em conosco, estamos à disposição. Conte também com nossa pesquisa de viabilidade gratuita, para identificar a possibilidade de registro de sua marca.

 

 

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